Este serviço destina-se à organizações que possuem quadro laboral (funcionários ou prestadores de serviço) que necessitam de suporte médico (clínico e ocupacional), exclusivamente, para indivíduos que apresentem sintomas da COVID – 19 e consequentemente requerem cuidados e orientações médicas para diagnóstico preciso e prevenção de transmissão coletiva para os outros colaboradores do quadro laboral.
Do Embasamento Legal
O Conselho Federal de Medicina (CFM), no uso de suas atribuições, aprovou dia 19/03/2020 em caráter de excepcionalidade, o uso de telemedicina para atendimento de pacientes diante da pandemia do novo coronavírus, que afeta o Brasil e mais de 160 países no mundo. A medida vale apenas enquanto durar o combate à Covid-19.
Os médicos devem atuar realizando teleorientação (para orientar e encaminhar pacientes em isolamento), telemonitoramento (monitoramento de condições de saúde de pacientes) e teleinterconsultas (troca de informações entre médicos).
Tal medida evita o trânsito de pessoas para consultas e minimizar a transmissão coletiva na empresa e na comunidade local.
Finalidades das Consultas
Os atendimentos são direcionados para as respectivas situações:
- Colaborador está afastado e necessita de consulta de liberação de retorno.
- Testou positivo e deseja liberação médica para retornar ao trabalho e sair do isolamento
- Teve contato com pessoas que testaram positivo
- Relata Sintomas de Gripe
- Testou positivo para Covid
- Comorbidades do Grupo de Risco
- Relato agravo nos sintomas / quadro clínico
Fluxo de Atendimento
- Solicitar consulta
- Envio do formulário de solicitação
- Agendamento da Consulta
- Contato do médico e realização da consulta
- Emissão de atestado e definição de protocolos.
- Avaliação de retorno ao trabalho (quando aplicável)
Dos Protocolos e Embasamento Legal
Todos os protocolos adotados no serviço de assistência seguem