ATENDEMOS EM TODO O BRASIL, CONSULTE OS SERVIÇOS DISPONÍVEIS EM SUA REGIÃO.

Do Embasamento Legal

laudo de aterramento é emitido após a realização de detalhada vistoria na edificação, atestando que os procedimentos de segurança estabelecidos pelas normas NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão) e a NBR 14039 (Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foram rigorosamente respeitadas.

O que é?

O aterramento é essencial para garantir que a rede elétrica da construção possa trabalhar com todas as cargas necessárias sem que haja distúrbios indesejados. Outra função do aterramento é absorver as descargas atmosféricas provenientes dos raios que atingirem o local, uma vez que o SPDA captura o raio em questão, isolando-o e transportando-o ao aterramento do solo. Sendo assim, o laudo de aterramento é um documento extremamente importante, que deve ser solicitado a empresas e profissionais especializados para que a construção obtenha as devidas licenças de funcionamento, fornecidas por órgãos como o Corpo de Bombeiros, por exemplo.

laudo de aterramento é emitido após uma vistoria detalhada da rede elétrica e SPDA do edifício, com o objetivo de atestar que os procedimentos de segurança estabelecidos pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foram devidamente seguidos. Entre essas normas, estão a NBR 5410 e a NBR 14039, que estabelecem diretrizes para instalações elétricas de baixa e média tensão.
Durante a inspeção, são fiscalizados itens como verificação da tensão de contato, identificação e ligações do fio terra e medidas de proteção contra raios ali instaladas.

Qual o objetivo?

laudo de aterramento avalia as características de segurança do aterramento elétrico existente no empreendimento, através da realização de inspeções, análises e medições ôhmicas, de forma a garantir a segurança dos usuários, visto que o Ministério do Trabalho e Emprego, através de suas Normas Regulamentaras (NR’s), estabelece os parâmetros de segurança relacionados aos diversos tipos de atividades. O laudo de aterramento visa garantir a segurança, integridade, aumento da vida útil dos equipamentos e a continuidade das operações da edificação, de forma a propiciar maior confiabilidade em relação aos possíveis distúrbios e descargas atmosféricas nos equipamentos e nas instalações elétricas da edificação.

Quais os benefícios?

O laudo é imprescindível para assegurar que o edifício estará protegido das descargas atmosféricas e seus potenciais danos a estruturas, aparelhos eletrônicos e pessoas. O custo-benefício do serviço é excelente, especialmente pela sua importância para a segurança de todos.

As edificações devem ser dotadas de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), para garantir a segurança das instalações e dos usuários. O laudo de aterramento, atesta que o aterramento se encontra em boas condições, garantindo que a rede elétrica possa utilizar todas as cargas necessárias sem que ocorram distúrbios indesejados, além disso, outra função do aterramento é absorver as descargas atmosféricas provenientes dos raios.

Periodicidade do Laudo de Aterramento

01 ano para empresas contendo munição ou explosivos, locais expostos à corrosão atmosférica severa ou instalações de empresas fornecedoras de serviços considerados essenciais; 03 anos para as demais organizações.

Referência na Elaboração do Laudo de Aterramento

A precificação de um Laudo de Aterramento varia de acordo com o número de medições, a complexidade do sistema e o grau de segurança que a instalação exige. O Grupo Labor Life dispõe de profissionais experientes e capacitados tecnicamente para realizar a elaboração do Laudo de Aterramento, e pode ser realizada por nosso corpo engenheiros que possuem cadastro no CREA, assegurando que tudo esteja de acordo com as normas técnicas. Possuir este documento evita prejuízos com multas e interdições.

Para receber um orçamento detalhado, entre em contato conosco.

Fluxo de Atendimento

  1. Medição da resistência ôhmica do aterramento com o uso de um equipamento chamado terrômetro;
  2. Disponibilização de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
  3. Preparação de relatório fotográfico das medidas realizadas;
  4. Fornecimento de atestado de calibração do terrômetro;
  5. Elaboração do laudo técnico de aterramento.

#SPDA #Aterramento #Laudo de aterramento