ATENDEMOS EM TODO O BRASIL, CONSULTE OS SERVIÇOS DISPONÍVEIS EM SUA REGIÃO.

Do Embasamento Legal

O LTCAT tem sua origem na Lei 8213/91 da Previdência Social no primeiro parágrafo do artigo 58, com redação dada pela Lei 9.732 de 11/12/1998, devido à necessidade do INSS em estabelecer critérios de verificação das condições do ambiente de trabalho das empresas para fins da concessão de benefício da aposentadoria especial.

O que é?

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) é um parecer circunstanciado e conclusivo das condições ambientais a que o funcionário foi exposto, devendo, contudo, refletir a realidade no momento da consecução da vistoria. O laudo tem a função de dispensar a vistoria do INSS, no entanto, se incompleto, lacunoso ou duvidoso ensejará a vistoria in loco pela fiscalização.

Sendo o LTCAT uma declaração pericial, deve demonstrar o reconhecimento dos agentes nocivos e discriminar a natureza, a intensidade e a concentração deles. Deve ainda identificar as condições ambientais de trabalho por setor ou processo produtivo e registrar as avaliações quantitativas e qualitativas dos riscos, por função, por grupo homogêneo de exposição ou por posto de trabalho.

No LTCAT são identificados os agentes físicos (ruídos, calor, vibrações, etc), mas também agentes químicos e agentes biológicos, e, acima de tudo as condições do local de serviço e é feita uma análise se o ambiente é propício ou não para a saúde e para a integridade física do funcionário.

Qual o Objetivo?

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, como documento, tem como objetivo indicar a existência ou não de exposição do trabalhador aos agentes nocivos químicos, físicos e biológicos.
Para isso, cabe ao LTCAT realizar o registro fiel das condições e/ou situações definidas pelas normas e regulamentações estabelecidas pelo Decreto 3048/99, em seu anexo IV. Segundo o qual os riscos podem ser tipificados:
– Físicos: agentes como radiações, ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas muito altas ou muito baixas, entre outros;
– Químicos: possibilidade de contato por via respiratória, pela pele ou por ingestão, com agentes químicos como óleos, tintas, poeira, fumo, chumbo, cloro, mercúrio;
– Biológicos: exposição às bactérias, fungos, parasitas e/ou vírus, com potencial para causar danos à saúde do trabalhador, assim como a microrganismos e parasitas infecto contagiosos vivos e suas toxinas existentes nas atividades relacionadas no referido anexo.

Quais os benefícios?

Quanto mais uma empresa se interessa pela saúde física e mental dos seus funcionários e colaboradores, maiores são as chances de evitar gastos não previstos, faltas, atestados médicos e pouca produtividade.
A vida das pessoas que dedicam seu tempo e estudos em prol de uma empresa precisa ser respaldada pela lei e pela instituição em si.
Faz parte do LTCAT despertar o sentimento de responsabilidade e necessidade de ações preventivas no ambiente de trabalho.
A cada ano estes esforços são cada vez mais sendo bem vistos não apenas pelo âmbito legal, mas, também, pelas famílias dos trabalhadores e pela sociedade, garantindo uma melhora da imagem das empresas e estimulando a sua posição na intenção de trabalho das pessoas.
Quando uma empresa se destaca por medidas ergonômicas, de segurança e de saúde mental, a tendência é que muitas pessoas queiram usufruir dos bens proporcionados no local de trabalho.
O que gera, consequentemente, uma maior procura, produtividade, vontade de pertencer ao quadro de funcionários. 

Periodicidade do LTCAT

O LTCAT tem validade indeterminada. Todavia, deve ser atualizado, de acordo com a Instrução Normativa nº 77, nas seguintes situações:
– Mudança de layout;
– Substituição de máquinas ou de equipamentos;
– Adoção ou alteração de tecnologia de proteção coletiva;
– Alcance dos níveis de ação estabelecidos nos subitens do item 9.3.6 da NR-09, se aplicável.

Referência na Elaboração do LTCAT

Devido a sua característica extremamente técnica e também a importância desse documento, por Lei é definido que o LTCAT deve ser elaborado por um Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho. O Grupo Labor Life dispõe de profissionais devidamente qualificados e com experiência para desenvolvê-lo de forma válida dentro do ambiente empresarial.

Solicite um Orçamento conosco!

Fluxo de Atendimento

  1. Avaliação da População Laboral
  2. Definição dos grupos homogêneos de exposição
  3. Definição das avaliações ambientais quantitativas (Calor, Ruído, Químico e Vibração)
  4. Visita aos postos / frentes de trabalho para avaliações qualitativas e quantitativas
  5. Avaliações psicossociais
  6. Definição das medidas de controle
  7. Elaboração do cronograma de ações
  8. Emissão do documento base
  9. Aprovação do Cliente

#LTCAT #Aposentadoria Especial #INSS #PPP