ATENDEMOS EM TODO O BRASIL, CONSULTE OS SERVIÇOS DISPONÍVEIS EM SUA REGIÃO.
Embasamento Legal
O “GRO – GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS” está previsto na NR 01 e passou a exigir uma nova forma de se fazer Segurança e Saúde no Trabalho, com a criação do GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, que é uma nova maneira de se fazer gestão de saúde e segurança nas empresas.
Entre todas as obrigações do GRO, a mais importante é a elaboração e implementação do “PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos” e o “Inventário de Riscos Ocupacionais”.
O PGR substituirá o PPRA (NR 09) e PCMAT (NR 09), pois é uma ferramenta que proporciona a gestão integral de dos riscos ocupacionais.
O que é?
Enquanto o PGR consiste em um conjunto de técnicas e ações para prevenir acidentes de trabalho, o GRO se trata de uma estratégia completa desenvolvida com o objetivo de orientar e guiar empresas e colaboradores sobre o mapeamento, gerenciamento e fiscalização de possíveis riscos no ambiente de trabalho. É, como dito, uma norma, um conjunto de regras. Como prega a nova NR 1, o GRO é o centro de gestão de riscos de uma organização que irá implicar em várias ações para evitar e prevenir acidentes de trabalho. Nesse sentido, faz parte do sistema GRO:
- Avaliação de risco
- Levantamento de perigos
- Identificação de perigos
- Medidas de prevenção
- Preparação para emergências
- Outros programas
- PGR
- Plano de ação
- Inventário de risco
- Critérios da NR 17
- Entre outros pontos
GRO é de extrema importância para uma empresa pelo fato de coordenar a sistematização do estudo, análise e prevenção de risco, tornando o ambiente de trabalho inúmeras vezes mais seguro e preparado.
Qual o Público-Alvo?
Este serviço destina-se a organizações (públicas e privadas) que possuem colaboradores em regime CLT e consequentemente necessitam gerenciar os riscos inerentes às atividades laborais e atender à legislação vigente (NR 01) para evitar sanções e penalidades junto aos organismos fiscalizadores ligados ao ministério do trabalho, bem como prevenir acidentes, doenças e lesões.
Qual o Objetivo?
O gerenciamento de riscos ocupacionais, é uma estratégia desenvolvida com o objetivo de guiar empregadores e organizações sobre o mapeamento, gerenciamento e fiscalização de possíveis riscos presentes no ambiente de trabalho.
Considerada uma norma completa, o GRO dá condições para que o gestor consiga identificar de forma rápida, simples e eficaz, quaisquer ameaça para a saúde do colaborador, seja ela física ou psicológica.
Prevenir acidentes de trabalho é uma obrigação das empresas e organizações, mas em grande parte dos casos, os empregadores não conseguem fazer isso de forma eficiente, deste modo, o GRO deve funcionar como uma bússola.
Quais os benefícios?
Com o GRO é possível promover uma profunda análise de risco para então conhecer a natureza dos eventos e a quantidade de vezes em que eles aconteceram. Nos aspectos quantitativos, são analisadas a probabilidade e a gravidade do ocorrido. Além das ações realizadas para minimizar acidentes de trabalho, como as investigações no local, análise e acompanhamento de ações preventivas, também se adota estratégias para avaliar a probabilidade de algum evento com consequências danosas, classificando a ocorrência de acordo com o número de vezes em que ele aconteceu. A frequência de acidentes ou qualquer outro tipo de problema com a saúde dos trabalhadores é um importante indicador do que precisa ser feito para erradicar o mal. Por esse motivo, o sistema de análise e identificação dos fatos requerem uma atenção especial, que só um gerenciamento completo e eficaz pode fazer.
Referência na Elaboração do GRO
O Grupo Labor Life é pioneiro no processo de construção do GRO. Desenvolvemos uma metodologia que segue padrões internacionais de gestão de riscos ocupacionais, além de implementar um programa de imersão e capacitação para a nossa equipe de consultores (engenheiros e técnicos). Atuamos em todos os estados e desenvolvemos o “GRO” para todos os segmentos.
Solicite um Orçamento conosco!
Fluxo do Processo
- Planejar o GRO
- Elaborar o Inventário de Riscos
- Realizar Planejamento Estratégico com metas relevantes, específicas e mensuráveis
- Classificar e Categorizar os Riscos com a priorização de medidas de controle
- Estabelecer medidas para tratamento de riscos ocupacionais (Procedimentos, Protocolos, Diretrizes, Rotinas, capacitações, etc)
- Elaborar Matriz de Capacitação, programas de treinamentos conforme NRs
- Elaborar Fluxograma de monitoramento de riscos com respectivos ciclos ou períodos de verificação
- Estabelecer e garantir a aplicação de critérios para garantir a eficácia do EPI (conforme determina legislação trabalhista e previdenciária);
- Estabelecer ciclos de avaliações sequenciais de resultados da melhoria contínua (PDCA)
- Elaborar o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos)
- Monitorar os indicadores clínicos epidemiológicos relativos a SST
- Realizar Reunião Gerencial do Planejamento Estratégico com análise dos indicadores de desempenho e ações preventivas ou corretivas, quando aplicável
- Realizar Análise Global do GRO, pelo menos uma vez por ano