ATENDEMOS EM TODO O BRASIL, CONSULTE OS SERVIÇOS DISPONÍVEIS EM SUA REGIÃO.
Do Embasamento Legal
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) são, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – Legislação Federal 12.305/2010 obrigatórios para determinadas empresas e instituições, e é uma das principais condicionantes para o Licenciamento Ambiental. O PGRS deverá atender também ao que estabelece os Planos e Legislações Estaduais e Municipais.
O que é?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico, com valor jurídico que demonstra a capacidade de um empreendimento de gerir seus resíduos gerados de forma ambientalmente adequada. Nele são descritos os procedimentos que a empresa já pratica e os que serão adotados quanto ao gerenciamento dos resíduos nas etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, destinação ou disposição final.
Qual o Objetivo?
Tem por objetivo, propiciar ao empreendimento o controle total da geração, segregação, transporte, acondicionamento e destinação final dos resíduos sólidos. Possui também como finalidade atender as normas e requisitos legais, visando a proteção dos trabalhadores, a redução de custos, diminuição de desperdício para as empresas/indústrias/estabelecimentos, dessa forma amenizando os riscos de contaminação e impactos ambientais.
Quais os benefícios?
A correta gestão dos resíduos sólidos contribui diretamente com a redução dos riscos ambientais, acompanhamento e verificação de desperdício de matéria prima e consequentemente redução dos gastos relacionados e destinação dos resíduos sólidos gerados pelo empreendimento.
Periodicidade do PGRS
Vinculado à validade definida pelo órgão Ambiental Licenciador e/ou acompanhando sua devida Licença Ambiental.
Referência na Elaboração do PGRS
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) deve ser elaborado por profissional habilitado pelo conselho de classe e deve vir acompanhado da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
O Grupo Labor Life possui profissionais capacitados e com larga experiência na elaboração do PGRS, todos os planos são elaborados e definidos em conjunto com a gerência do empreendimento, tem como premissa a redução dos riscos ambientais, a redução de desperdício e dos gastos com a gestão e destinação dos resíduos sólidos.
Fluxo de Atendimento
- Diagnóstico dos setores
- Faça um diagnóstico de todos os setores, identificando quais atividades são desenvolvidas e quantas pessoas trabalham. Também, quais insumos são utilizados e se acontece algum descarte naquele setor.
- Identifique os resíduos gerados em cada setor
- Com a relação de todos os setores, identifique os tipos de resíduos que cada um deles gera (plástico, papel, metal, vidro, orgânicos e perigosos).
- Depois de identificados os tipos de resíduos, conheça a quantidade gerada.
- Classifique os resíduos
- Segregue e Armazene os resíduos conforme sua classificação.
- Transporte
- Destinação Final
#Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos #PGRS #Residuos Sólidos