ATENDEMOS EM TODO O BRASIL, CONSULTE OS SERVIÇOS DISPONÍVEIS EM SUA REGIÃO.

Do Embasamento Legal

O Laudo de Periculosidade é o documento utilizado para apontar as atividades existentes na empresa que podem, ou não, ser periculosas, conforme norma regulamentadora número 16.

Ele também serve para apontar quais foram às metodologias utilizadas para avaliação, eliminação ou neutralização do agente de risco, que causa a possibilidade da eliminação do pagamento do adicional de periculosidade.

O que é?

É considerada situação de periculosidade toda aquela que oferecer risco acentuado à vida ou à integridade física do trabalhador, seja por sua natureza ou seus métodos. A legislação brasileira considera seis principais agentes periculosos que expõem o trabalhador à risco grave, e com isso o torna qualificado a receber o adicional por periculosidade. São eles:
• explosivos;
• inflamáveis líquidos;
• inflamáveis gasosos;
• eletricidade;
• radiação ionizante;
• substância radioativa.

Qual o objetivo?

A elaboração do laudo de periculosidade é obrigação legal contida na NR-16 e tem como objetivo verificar se determinada atividade/operação enseja o pagamento de adicional de periculosidade no percentual de 30% sobre o salário contratual do trabalhador.

Quais os benefícios?

Entre as principais vantagens de se fazer um laudo de periculosidade é a enorme redução dos riscos de doenças ocupacionais, já que a intenção do laudo é a de promover melhorias no ambiente de trabalho e sua consequente proteção.

Assim sendo, o laudo de periculosidade reduz encargos trabalhistas, como afastamentos médicos, por exemplo, além de prevenir acidentes e consequentemente reduzir os custos da empresa. Portanto, deve ser destacado ainda o excelente custo benefício oferecido por este tipo de laudo, pois auxilia tanto a empresa quanto aos trabalhadores, os quais terão sua saúde preservada e serão menos expostos a riscos em seu local de trabalho.

Atualmente, são 6 as atividades e/ou operações que ensejam o pagamento de adicional de periculosidade:

– Explosivos;

– Inflamáveis;

– Energia elétrica;

– Segurança pessoal ou patrimonial;

– Motocicleta;

– Radiações ionizantes ou substâncias radioativas.

Referência na Elaboração de Laudo de Periculosidade

A melhor maneira de estar em dia com a legislação e poder avaliar adequadamente as condições de trabalho atestadas pelos laudos é a contratação de uma consultoria experiente e especializada em medicina e segurança do trabalho. O Grupo Labor Life dispõe de equipe técnica capacitada e experiente na elaboração do Laudo de Periculosidade.

Solicite um orçamento conosco!

Fluxo de Atendimento

  1. Avaliação da População Laboral
  2. Definição dos grupos homogêneos de exposição
  3. Visita aos postos / frentes de trabalho para avaliações qualitativas
  4. Emissão do documento base
  5. Aprovação do Cliente

#Laudo de Periculosidade #NR 16 #Avaliações Ambientais #Avaliação de Exposição